(22) 2647-3737 || Trabalhe conosco

Preparo para Endoscopia Digestiva

endoscopia clinerp cabo frio

Na Endoscopia Digestiva, um tubo flexível com uma câmera iluminada é introduzido no paciente, para que todo o trajeto percorrido seja visualizado e qualquer anormalidade seja detectada. Para que o paciente sinta o menor desconforto possível, durante o processo, dois tipos de anestesia podem ser aplicados: spray anestésico na garganta ou sedação. Na maioria dos casos de endoscopia digestiva alta, o procedimento dura em média 20 minutos. Na colonoscopia, em casos mais graves ou quando há a necessidade da pequena cirurgia, o processo pode durar cerca de 30 minutos.

PREPARO

Ao se preparar para uma endoscopia digestiva alta, fique atento:

  • É necessário um jejum de 8 horas;
  • Deixe para tomar seus medicamentos depois do exame, mas se houver a necessidade do uso de qualquer medicação prescrita, você deverá tomá-la com água, nunca com leite, suco, etc.
  • Não tome antiácidos.
  • Em casos de pacientes diabéticos, o exame deve ser marcado o mais cedo possível, para que o uso de insulinas e hipoglicemiantes seja feito depois do exame e próximo à primeira refeição do dia.

Antes do exame, você preencherá a ficha de admissão e o termo de consentimento. Esse é o momento de tirar todas as dúvidas com o médico que for realizar o procedimento. Não se esqueça de informar o uso de qualquer medicamento, possíveis alergias e reações a medicamentos.

Endoscopia digestiva baixa (Intestino grosso):

Além das orientações acima descritas para a endoscopia digestiva alta, há necessidade do uso de medicamentos via oral para causar a desobstrução intestinal. Este fato é importante, pois na colonoscopia, o intestino grosso precisa estar completamente limpo, isto é, sem nenhum resíduo de material fecal.

APÓS O EXAME

Após o exame, é simples: você ficará de repouso por até 30 minutos, até que os efeitos da sedação passem. Se sua garganta ficar adormecida, ou levemente irritada, não se preocupe, porque isto é normal. Em caso de sedação completa, é obrigatória a presença de um acompanhante, pois você só será capaz de retornar normalmente às suas atividades no dia seguinte.

O resultado do exame poderá ser dado imediatamente a você, a não ser que haja coleta de material, o que pode fazer com que a entrega do resultado seja feita em 3 a 5 dias.

Não tome nenhuma conclusão precipitada ao olhar os resultados de seu exame. Ele deverá ser interpretado levando em consideração uma série de fatores, como o seu histórico clínico. O médico que solicitou o exame é o profissional mais adequado para analisar o exame e orientá-lo em relação ao diagnóstico e a qualquer procedimento futuro.

Os textos publicados no site do Hospital Clinerp têm caráter informativo e não substituem a consulta com especialistas. Para maiores esclarecimentos e diagnósticos corretos, converse com seu médico.

Veja alguns mitos e verdades sobre endoscopia nesta página.

Referência:

http://sobed.org.br